Há 14 anos o bloco de rua ‘Caldeirão da Favela’ reúne moradores do antigo bairro da Favela, atual Centro de Macapá, para festejar o carnaval com música, diversão e um caldeirão com 5 quilos de feijoada oferecida aos brincantes. Neste ano o bloco vai sair no dia 3 de março pelas ruas do Centro da capital para homenagear o bairro com o samba “Favela de Berço e Tradição, Cantada pelo Meu Caldeirão”.

A concentração para a folia está programada para as 12h, no ‘Bar do Valtinho’, na Av. Cora de Carvalho, no Centro. No local, será oferecido o caldeirão com 5 quilos de feijoada, além de churrasco e bebida para os brincantes.

O bloco foi fundado por um grupo de amigos em 1996, tendo como primeiro nome ‘Capelão’, em referência a uma funerária localizada na frente do bar onde acontece a concentração. “Decidimos reunir algumas pessoas para festejar o carnaval. Queríamos dar um nome e como eu trabalhava na funerária, fizemos essa brincadeira de colocar ‘Capelão’, lembrando o lugar”, conta o organizador do bloco, José Raimundo.

Em 2000, os organizadores do bloco decidiram mudar o nome de ‘Capelão’ para ‘Caldeirão da Favela’ por acreditarem que o título seria a causa das seguidas mortes dos moradores do bairro. “Nós começamos a perder várias pessoas conhecidas do bairro que participavam do bloco, então preferimos mudar o nome para não brincar com a sorte”, disse Raimundo.

Em 2014, o bloco será animado pelo cantor Tysson Tyassu e o humorista Jackson Amaral.

Os abadás para a folia começam a ser vendidos na quinta-feira (27), ao preço de R$ 10 no ‘Bar do Valtinho’.